decifrando-o-comportamento-do-consumidor-digital.jpeg

O comportamento do consumidor digital hoje pode ser considerado um estado dinâmico, em constante modificação. Os canais digitais alteraram a maneira como as pessoas pesquisam e adquirem produtos e serviços.

De acordo com uma pesquisa realizada em 19 países, o comportamento digital tornou-se um fenômeno de massa, cobrindo mais de 60% da população, continuando a crescer, e os dispositivos móveis têm boa parte da responsabilidade nesse crescimento.

O objetivo deste post é abordar os aspectos mais recentes do comportamento do consumidor digital e mostrar como esse efeito dinâmico pode ser usado de maneira positiva para o seu negócio.

O comportamento do consumidor digital moderno

Os consumidores de hoje se movem dentro de um percurso com velocidades e caminhos distintos, mas todos se tornaram consumidores digitais. Porém, estamos falando de comportamento humano, portanto, podemos distinguir tipos diferentes de consumidores digitais:

  • o experiente: aquele que já faz da tecnologia digital parte de todas as dimensões de sua vida;

  • o tradicionalista: é o que continua a basear-se em canais e interações físicas, mas deixam vestígios digitais em todos os lugares, a partir de pesquisas em motores de busca;

  • o experimentador: é aquele que se dedica de modo seletivo aos canais digitais para verificar o valor da utilização e tenta compreender como pode melhorar sua experiência;

  • o transicional: esforça-se para aproveitar o digital de maneira mais ampla, embora nem sempre seja capaz de fazê-lo.

Essa mudança de paradigma desencadeia uma série de consequências estratégicas e operacionais dentro de cada mercado e, sobretudo, interrompe o funcionamento dos modelos de negócios tradicionais, renovando-os.

Uma nova mentalidade deve ser adotada por aqueles que operam, avaliam e fazem escolhas dentro do próprio sistema competitivo. Não se trata da simples adoção de um “estilo”, mas da adoção consciente do novo paradigma, sem o qual se corre o risco de ser engolido pelo mercado.

Como guiar o comportamento do consumidor digital

Atualmente, é muito difícil prever as escolhas e o comportamento do consumidor digital, mas não é impossível. Embora o tradicional processo de pesquisa, compara, compra tenha se desdobrado em outras formas, como o ROPO (research online, purchase offline) e diversos outros comportamentos, pode-se estabelecer algumas estratégias para guiar o consumidor em sua jornada digital.

É importante ter consciência de que o consumidor moderno é muito mais informado e quer sempre ser bem atendido, não importa qual seja o negócio.

O comportamento do consumidor digital de hoje está intimamente relacionado ao dinamismo da inovação tecnológica e, consequentemente, da maior interação entre homem e máquina. Além disso, a tecnologia também estreitou a relação entre empresa e cliente, possibilitando novas modalidades de contato e interatividade.

Ávido por informação, o novo consumidor digital gosta de conhecer em detalhes os produtos e serviços que está prestes a adquirir. Por isso, é importante manter um sistema de distribuição de conteúdo relacionado ao seu negócio.

Sem dúvida, um dos mais importantes instrumentos que têm direcionado o comportamento do consumidor digital é o mobile. As pessoas já não se satisfazem em apenas estar conectadas, é preciso também que essa conexão esteja em movimento.

Investir em mobile já deixou de ser previsões futuristas para se tornar a realidade primária da psicologia do consumo moderno. É fácil compreender esse fato diante das estatísticas de crescimento dos dispositivos móveis, principalmente os smartphones.

Por fim, é fundamental compreender que tudo isso converge para um único ponto elementar: a experiência do usuário. O comportamento do consumidor digital se resume integralmente à experiência que ele adquire ao utilizar uma tecnologia digital.

Assine a nossa newsletter e acompanhe outras novidades do marketing digital e da tecnologia.

Escrito por Tboom