como-utilizar-o-business-intelligence-no-marketing-digital.jpeg

É preciso entender o cenário do marketing para escolher a melhor estratégia para alavancar seus negócios. E, nesse contexto, integração é a palavra-chave mais apropriada. Encontrar o cliente mais rentável, aumentar a lucratividade, quantificar todo o processo — essas ações são apenas algumas das vantagens de se utilizar o Business Intelligence no Marketing de sua empresa.

A união dessa tecnologia com o marketing vem obtendo resultados cada dia mais promissores para o aumento do volume de vendas das empresas.

No post de hoje, trouxemos as informações mais relevantes para realizar essa integração. Continue lendo!

O que é o Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um processo de agrupamento e análises de dados que realiza a curadoria das informações, selecionando as mais relevantes para o seu negócio em várias áreas do conhecimento.

Em outras palavras, por meio do BI é possível obter os mais diferenciados índices — como o relatório de hábitos e consumos do público-alvo, as táticas para o gerenciamento de estoques, e as mensurações para as estratégias de divulgação — a fim de aprimorar a campanha de marketing de sua empresa.

Por isso, separamos as 3 principais vantagens de utilizá-lo em sua empresa. Confira!

1. Criar a persona mais rentável

Por meio do BI é possível realizar um diagnóstico mais preciso dos hábitos do cliente ideal a fim de auxiliar na criação da persona. É viável identificar, por exemplo, quais os horários e datas de maior consumo do público-alvo, o tipo de produtos preferidos, os locais que frequentam e, principalmente, a capacidade financeira de realizar compras.

Dessa maneira, quando você for criar sua persona, criará não apenas o cliente ideal, mas também o cliente mais rentável para a sua marca.

2. Auxiliar no planejamento e na análise de dados

A partir dos padrões de comportamento da persona mais rentável o BI auxilia na criação de novos arquétipos de consumo para esse público-alvo, nos mais diversos canais de comunicação, tanto no marketing online quanto off-line.

Isso porque é possível diferenciar a forma de interação do cliente mais rentável com esses canais por meio dos relatórios de tendências de compras.

Assim, você pode descobrir, por exemplo, que para vender o produto A é mais interessante anunciar na rádio; para o produto B, utilizar o marketing digital de resultados orgânicos; e, já para o produto C, investir em mídia Out-of-Home (DOOH) — mídia na rua.

3. Reduzir os custos das campanhas utilizando o Business Intelligence no Marketing

Com a ajuda do BI nas campanhas de marketing, sua empresa investirá na persona mais rentável no momento e também no local mais adequado. Ademais, o anúncio será apresentado da maneira mais atrativa para a o público-alvo.

Com essas estratégias, os objetivos de sua empresa serão alcançados com maior facilidade, máximo de agilidade e, consequentemente, menor custo.

Como você pôde observar, utilizar o Business Intelligence no Marketing é uma ação que potencializa as estratégias das campanhas de sua empresa. A integração do BI com o marketing digital é muito vantajosa para acompanhar o dinamismo do mercado e compreender o comportamento do consumidor.

Por isso, fique por dentro das novidades desse assunto assinando a nossa newsletter.

Escrito por Tboom