4-taticas-para-convencer-a-diretoria-a-investir-em-marketing-digital.png

Ter uma presença online sólida é fundamental para que as empresas consigam expandir o seu negócio e obter um alcance maior de público. 

Como todo investimento em publicidade traz riscos e devido a algumas preferências por métodos mais convencionais, em muitos casos é preciso elaborar uma estratégia para convencer a diretoria a investir em marketing digital. 

Para auxiliar você a definir de forma funcional como realizar esse processo, listamos 4 táticas importantes que devem ser utilizadas para esse fim. Confira!

1. Selecionar as métricas corretas

Muitas vezes, apenas mostrar para a diretoria uma série de dados pode não ser o suficiente, especialmente quando eles não demonstram a conversão da audiência em resultados reais em termos de lucro. 

Um exemplo disso são as redes sociais, já que um bom número de visualizações e curtidas não significa necessariamente uma taxa alta de conversão em vendas. 

Por esse motivo, algumas métricas que estão diretamente relacionadas ao ROI (retorno sobre investimento) são mais interessantes nesse sentido.

2. Apresentar o custo real da campanha

Se por um lado, muitas campanhas acabam atraindo diversos clientes, por outro, qual é o custo de cada um deles para a empresa? Seguindo a linha de métricas relacionas ao ROI, podemos citar o CAC (custo de aquisição por cliente). 

A forma de efetuar esse cálculo é simples, bastando realizar a equação valor investido na campanha x número total de vendas.

A partir desse resultado, cabe à empresa definir, com base em seu ticket médio, se esse valor está dentro dos padrões de custo que ela considera adequados.  

3. Demonstrar os benefícios de uma boa taxa de conversão

Uma taxa de conversão alta, além de aumentar as possibilidades de lucro devido ao bom tráfego que leva para o site da empresa, pode ajudar na construção de algo de imenso valor para realizar vendas futuras e fidelizar clientes: um banco de dados com os e-mails dos visitantes. 

Inclusive, isso pode ser facilmente realizado com ferramentas de captura, ajudando a transformar uma conversão em venda, mesmo que o cliente opte por não adquirir determinado produto ou serviço em sua primeira visita ao site. 

Para definir o valor do CPL (custo por lead) a equação também é bastante simples, sendo necessário apenas realizar a operação valor investido na campanha x número de leads

4. Calcular o lucro obtido

O ROI propriamente dito tem como missão apresentar o lucro obtido no final da campanha, considerando o que foi gasto na somatória de ações de marketing digital incluídas nesse processo. Em um exemplo simples, uma empresa que tenha investido um total de R$ 100,000 e lucrado o triplo disso, teve um retorno de 200%, provando que realizou uma campanha valorosa. 

Esse tipo de cálculo ajuda também a demonstrar que o marketing digital pode trazer um retorno financeiro maior do que muitos métodos convencionais. Sobretudo, levando em conta que o maior alcance de público obtido naturalmente por esse tipo de publicidade também se apresenta em forma de lucro. 

Por fim, é fundamental ser o mais detalhista possível ao levar essas informações à diretoria, já que as equações que provam a importância de investir em marketing digital devem ser claras e apresentadas de forma consistente a fim de favorecer o convencimento de forma natural. 

Gostou do conteúdo e quer saber tudo sobre ações inteligentes de marketing e tecnologia? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de novidades incríveis!

Escrito por Tboom