estruture-e-escale-seu-time-de-marketing.jpeg

Quando o assunto é o departamento de marketing, empresas de vários segmentos enfrentam o mesmo desafio: criar uma equipe genial que gere resultados. Sem dúvida, escolher os profissionais certos faz toda a diferença.

Entretanto, muitas marcas se perdem na definição de prioridades e na identificação dos talentos necessários para alcançar seus objetivos do negócio.

Sabemos o quanto essa tarefa é complexa e, por isso, o objetivo deste post é apresentar as melhores práticas para ajudá-lo a estruturar o time de marketing ideal para a sua empresa.

O que devo levar em conta ao formar um time de marketing?

É preciso levar em conta alguns fatores fundamentais antes de contratar os profissionais que vão integrar o seu time de marketing. O primeiro deles é o porte da empresa, o que ajuda a definir o perfil mais adequado para contratação.

As pequenas organizações, geralmente, necessitam de profissionais multidisciplinares para comandar funções diversas. No caso das médias e grandes, é preciso contar com equipes de especialistas mais focados em suas áreas de atuação.

Em muitos casos, vale considerar a possibilidade de terceirizar alguns serviços em vez de contratar uma equipe completa. Afinal de contas, contar com o apoio de uma agência especializada em performance pode ser a solução para muitos problemas.

Como estruturá-lo?

Crie a persona dos candidatos

Assim como as empresas devem criar um personagem que represente o seu comprador ideal, o seu negócio precisa enxergar claramente quem é o candidato perfeito.

A partir daí, será possível entender o melhor canal para encontrar esse tipo de profissional. Além disso, ao montar cada perfil, você vai perceber a expertise que os futuros contratados precisam ter para constituir um time de verdade.

Conheça os cargos que precisa preencher

É imprescindível conhecer a fundo as habilidades necessárias para cada função. Procure saber detalhadamente o que cada área deve executar para contratar os talentos certos.

Caso contrário, a empresa pode perder muito tempo em busca de profissionais que não representam o perfil ideal buscado pelo negócio.

Planeje o processo seletivo

Um dos maiores erros cometidos por vários empresários é começar a selecionar os candidatos sem uma direção definida. É mais efetivo elaborar o caminho que deve ser seguido antes de procurar os profissionais.

Um exemplo disso é a automação de algumas tarefas. Dessa maneira, você consegue eliminar boa parte das técnicas manuais. Consequentemente, o seu negócio pode transformar as entrevistas em momentos mais efetivos.

E como torná-lo escalável?

Invista em atualização constante

Para atuar com excelência no marketing, é preciso ter domínio técnico e prático de ferramentas e estratégias. Como as transformações nessa área são muito frequentes, é necessário qualificar o seu time constantemente.

Além disso, muitas competências podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos. Por esse motivo, investir no aprimoramento da equipe é fundamental para alinhar os profissionais e gerar resultados extraordinários.

Avalie e mensure os resultados com frequência

Outro ponto relevante para tornar o seu time escalável é avaliar a performance da equipe periodicamente. Identificar se os papéis são cumpridos adequadamente e se as metas foram atingidas é o caminho para alavancar a lucratividade do negócio.

Com isso, é possível constatar mais rapidamente eventuais gargalos que atrapalham a conquista de resultados. Com o apoio da tecnologia, por exemplo, você pode ter um controle da produtividade de cada colaborador de maneira mais eficiente.

Dessa forma, é possível otimizar processos e garantir que a equipe atue sempre no seu potencial máximo de qualidade e produtividade.

Invista na produção de conteúdo estratégico

A produção de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes na educação de uma persona. Sendo assim, utilize essa técnica a favor da sua empresa e incentive a produção regular de material.

Assim, a equipe se mantém atualizada e informada sobre as diversas táticas que compõem o marketing de uma empresa.

Com essas práticas, você poderá estruturar o seu time de marketing com os melhores profissionais do mercado.

Gostou do post de hoje? Para receber conteúdos exclusivos, assine a nossa newsletter.

Escrito por Tboom