funil-de-vendas-criando-conteudos-que-convertem-clientes.jpeg

O funil de vendas é uma das ferramentas mais importantes dentro de uma estratégia de automação de marketing digital. Com ele, você visualiza a jornada de compras que o cliente percorre e entende como oferecer o suporte necessário para que ele adquira o produto ou serviço de sua empresa.

A elaboração de conteúdos para cada etapa do funil de vendas, contudo, ainda provoca dúvidas, especialmente para o fundo de funil. Entenda quais temas têm maior potencial de converter clientes nessa etapa do processo e como elaborá-los.

Os tipos de conteúdo de fundo de funil

Geralmente, os profissionais têm maior dificuldade com os materiais e temas que envolvem o fundo de funil, pois eles são mais técnicos, complexos e mencionam a marca e as soluções oferecidas pela empresa. Dessa forma, eles correm mais riscos de parecer uma propaganda.

Os conteúdos de fundo de funil devem auxiliar o trabalho da equipe de vendas e fazer com que as pessoas contem com a sua empresa para resolver o problema. Para isso, há alguns tipos de conteúdos mais diretos, sendo eles:

Testes gratuitos

Um teste temporário de seu produto ou serviço pode ser essencial para que a lead qualificada opte por sua solução. Assim, ela pode avaliar o que você oferece e mostrar a sua solução a outros tomadores de decisão.

Lembre-se de se ater aos feedbacks oferecidos pela lead e de dar destaque para o CTA para o teste em seu site. Um período de 30 dias para o seu free-trial é suficiente.

Se a sua solução tem um alto custo, uma alternativa ainda melhor são as demonstrações ao vivo. Procure construir um ambiente confortável para que as leads avaliem sua solução.

Webinars e minivídeos

Webinars permitem esclarecer as dúvidas das leads em tempo real. O engajamento é imediato, sendo uma grande oportunidade para que os potenciais clientes questionem o que a sua empresa faz e enxerguem a sua autoridade.

Para isso, você pode fazer uma landing page para captar os dados dos espectadores. Lembre-se de fazer um bom roteiro e de escolher um dia e horário que sejam interessantes para o seu público. Informe-o sobre a data e horário do webinar e dispare um lembrete um pouco antes do evento.

Já os minivídeos ajudam a condensar conteúdos informativos. Podem ser inseridos em seu site, de forma que sejam sempre acessíveis e possam ser vistos em uma navegação rápida.

Esse tipo de conteúdo exige a disponibilidade de uma boa câmera, equipamentos de iluminação e captação de som. Uma produtora pode ajudá-lo nesta tarefa, de modo que sua credibilidade não fique comprometida.

E-books

Mais complexos que os blog posts, os e-books são essenciais para fazer com que a lead se encaminhe para a decisão de compra. Para isso, elabore temas para personas que já entendam o que sua empresa faz.

Materiais que apontem os benefícios de seus produtos ou que esclareçam as principais dúvidas dos clientes serão úteis nessa etapa.

Cases de clientes

Cases de clientes representam o trabalho que sua empresa faz e trazem confiabilidade para os conteúdos que você traz. Prepare um questionário para o seu cliente, de forma que o serviço prestado pela sua empresa, a implantação e os resultados sejam explicitados.

Esses cases podem ser relatados em e-books, webinars, infográficos e minivídeos.

A importância de se criar conteúdo de qualidade

A elaboração de conteúdos para o fundo do funil de vendas garante a educação do futuro cliente e o prepara para a abordagem da equipe de vendas, reduzindo os seus custos de aquisição (CAC). Essa tarefa exige a criação e a alimentação de um blog, bem como das redes de divulgação. Assim, você concentra as ações para nutrição dos usuários interessados e controla o fluxo de leads pelo funil.

Por mais estranho que pareça, contar com a consultoria de uma agência de marketing digital para esse tipo de trabalho ajuda na redução do custo de aquisição, evitando retrabalhos e aumentando a credibilidade de sua marca entre o público. Trata-se de um valor essencial para quem deseja dialogar com a exigência do universo digital.

Se você gostou das nossas dicas sobre funil de vendas, assine a nossa newsletter e receba ainda mais novidades para aumentar as suas conversões.

Escrito por Tboom