otimizacao-de-site-como-ser-mais-relevante-para-o-google.jpeg

A otimização de site é uma ação indispensável para toda empresa que deseja aumentar a visibilidade da marca. Isso se justifica, principalmente, pelo fato de que o Google está constantemente aperfeiçoando a capacidade de entregar respostas precisas e rápidas.

O que ele quer é fazer com que as pessoas obtenham as melhores informações em poucos milésimos de segundos. Para você conseguir um bom posicionamento e ser encontrado, é preciso conhecer como funciona esse processo e obedecer a algumas regras.  

Continue a leitura e confira as principais dicas para melhorar os resultados:

Aposte em técnicas de SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é um conjunto de ações que tornam o seu site mais fácil de ser encontrado nos mecanismos de busca. Uma das práticas mais importantes é o uso de palavras-chave.  

Escolher os termos mais relevantes com base no seu nicho de mercado e perfil do público-alvo é fundamental para uma estratégia de marketing com foco em resultados. Existem algumas ferramentas que ajudam nesse processo, como é o caso do Google Analytics e do Keyword Planner.

O Analytics fornece informações detalhadas sobre análise de SEO. Já o Keyword Planner funciona como um assistente que encontra as melhores palavras-chave para você escrever artigos de sucesso.

Produza conteúdos verdadeiramente relevantes para otimização de site

Há alguns anos, o Google não ligava muito se o texto era útil ou não. Bastava inserir as palavras-chave repetidas vezes no corpo do artigo e pronto: ele aparecia nas pesquisas. Hoje, o algoritmo do buscador mais popular está mais inteligente.

Ele não só gosta de conteúdos relevantes como seleciona os que considera mais importantes para mostrar. Por isso, produza materiais ricos, que auxiliem o seu público com dicas, informações e soluções de problemas.

Dessa forma, o seu site permanecerá bem posicionado. Além disso, as pessoas ficarão satisfeitas com a qualidade das publicações e você será visto como autoridade no assunto. Afinal, a sua expertise se tornará visível para todos.

Utilize títulos, metatags e estruturas de URL amigáveis

Antes de publicar o artigo, leve em consideração que os títulos e as metatags da descrição também merecem a mesma atenção de SEO. Não se esqueça de aplicar a mesma prática com a inserção da palavra-chave ou frase em ambos.

Além do fato de o Google enxergar as metatags, elas se comunicam diretamente com o usuário. Sendo assim, esse pequeno texto de até 160 caracteres tem um enorme potencial de persuasão para fazer com que as pessoas cliquem no link. Então, capriche na criatividade e seja objetivo.

Outra questão é a otimização da URL. Evite endereços genéricos e priorize aqueles que sejam autoexplicativos, com inclusão da palavra-chave e o tema abordado. Isso ajuda a facilitar a compreensão e gerar mais confiança para o algoritmo do Google.

Invista em guest posts

O guest post é o texto escrito por um autor convidado. Por exemplo, você pode fazer uma parceria com outros sites ao escrever para eles e vice-versa. Inclua links internos que apontem para as suas páginas. Isso vai impulsionar a sua audiência e aumentar a relevância dos seus posts para o Google.

Percebeu a importância de trabalhar na otimização de site? A concorrência está a cada dia mais forte. Conseguir um bom lugar no Google é uma disputa incessante, mas, com estas dicas, é possível superar as barreiras e chegar no topo.  

O que você pretende fazer para melhorar o ranqueamento do seu site? Deixe um comentário!

Escrito por Tboom