5-beneficios-que-a-automacao-de-marketing-pode-trazer-para-sua-empresa.jpeg

De fato, estratégias gerenciadas manualmente estão sujeitas a erros e perda de tempo e dinheiro. Assim, a automação de marketing apresenta-se como uma solução para otimizar o funil de vendas e gerar melhores resultados nas conversões.

Neste artigo, abordaremos o que é e como funciona o uso de ferramentas para automação de marketing. Além disso, apresentaremos os 5 principais benefícios para uma empresa.

Quer ganhar eficiência para o time de marketing? Então continue a leitura deste post!

O que é automação de marketing?

Grosso modo, a automação de marketing refere-se ao uso de ferramentas para automatizar processos repetitivos do marketing.

Assim, todo o setor de marketing ganha em eficiência e a taxa de erros é diminuída.

Como funciona?

Essas ferramentas buscam compreender as reais necessidades do lead e seu estágio no funil de vendas, a fim de entregar o que ele realmente precisa para chegar à conversão.

Além disso, muitas plataformas de automação de marketing permitem a personalização das campanhas — disparos de e-mail em nome do remetente, por exemplo —, o que torna a ação muito mais pessoal.

De qual maneira pode ser feita?

É importante que a equipe de marketing e vendas compreenda que o investimento em tecnologia para entregar uma experiência personalizada ao consumidor não substitui o relacionamento.

Se o fluxo de marketing é otimizado, o relacionamento com os clientes tende a ser beneficiado. Assim, a automação de marketing deve ser feita de modo a unir forças.

Quais são os principais benefícios para uma empresa?

Agora que você já entendeu como funciona a automação de marketing, veja como a sua empresa pode se beneficiar desse tipo de ferramenta:

1. Redução no custo de aquisição

A praticidade no processo possibilita uma grande redução no custo de aquisição de clientes.

2. Retenção de leads

A aquisição de novos leads custa mais caro que a retenção. Por isso, as ferramentas mantêm um grande foco na retenção de clientes.

3. Otimização do ciclo de vendas

A automação de marketing realiza a entrega de leads qualificados para os vendedores — prospects prontos para a conversão. Assim, o processo de vendas se torna mais curto e eficiente.

4. Aumento nas vendas

A eficiência do funil de vendas resulta em um aumento significativo nas vendas e no ticket médio do consumidor.

5. Aumento na receita

Como consequência do aumento nas vendas, a empresa passa a faturar mais.

Quais ferramentas podem ser usadas para a automação de marketing?

Basicamente existem 2 ferramentas que apresentam soluções para reduzir custos e processos na empresa: RD Station e Hubspot. Ambas entregam serviços de boa qualidade e são capazes de tornar os processos de marketing mais eficientes.

Contar com uma dessas plataformas garantirá o foco nos clientes e o alcance de melhores resultados.

Como vimos ao longo do texto, o investimento em tecnologia para otimizar os processos de vendas pode gerar muitos benefícios e um grande retorno sobre o investimento da sua empresa.

Gostou deste artigo? Entendeu os principais benefícios da automação de marketing? Então assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos relacionados na sua caixa de e-mail!

Escrito por Tboom