saiba-o-que-e-midia-de-performance-e-como-utilizala.jpeg

Com o avanço da tecnologia da informação, a maneira de “fazer marketing” começou a se moldar para o modelo de comunicação no meio digital.

Para conseguir excelentes resultados no marketing digital, os profissionais e empreendedores precisam formular boas estratégias. É exatamente neste momento que entra a mídia de performance.

Mas afinal, o que é mídia de performance? É o que vamos descobrir neste post. Confira!

O que é mídia de performance?

Em termos práticos, a mídia de performance refere-se aos canais de publicidade online paga. O objetivo é se destacar dos concorrentes que dependem basicamente das estratégias de tráfego orgânico.

Para um maior sucesso dos anúncios em mídia de performance, o recomendado é que sejam executadas estratégias de mídia paga simultaneamente ao planejamento de atração de leads em trafego orgânico (utilizando técnicas de SEO).

A mídia de performance é o tipo de propaganda que necessita de um planejamento financeiro prévio, pois os anúncios não possuem um valor pré-definido. Isso quer dizer que a empresa paga de acordo com o desempenho do anúncio na internet.

Um dos principais motivos para a utilização desse tipo de mídia é a geração de conhecimento de marca, atração de leads ou até mesmo o aumento das vendas.

Como posso utilizar na minha empresa?

Existem várias estratégias de mídia de performance no mercado, porém, as mais comuns são: anúncios no Google AdWords (Rede de Pesquisa e Rede de Display) e Social ADS (Facebook ADS, Instagram for Business, entre outros).

1. Google AdWords

É a ferramenta de publicidade online do Google. Como o Google é o motor de buscas mais utilizado do mundo, ele utiliza as milhares de buscas realizadas todos os dias para exibir anúncios nos resultados de buscas na Rede de Pesquisa. Além disso, há a possibilidade de exibição de anúncios em websites parceiros na Rede de Display.

Uma das vantagens do Google Adwords é que o próprio anunciante escolhe o valor que deseja pagar por cada vez que o anúncio é exibido. Além disso, a plataforma disponibiliza as métricas importantes para avaliar o desempenho das campanhas.

2. Facebook ADS

É a plataforma de anúncios do Facebook. Nela, é possível segmentar com grande precisão o público-alvo, além de disponibilizar as principais métricas para análise.

A forma de cobrança é bastante parecida à do Google Adwords. Ou seja, o usuário paga de acordo com os resultados obtidos.

3. Instagram for Business

É uma ferramenta relativamente nova e bastante completa para quem deseja anunciar no Instagram. Permite que os pagamentos pelos anúncios sejam de acordo com o tempo que os mesmos ficam no ar.

Antes de começar a pesquisar sobre o que é mídia de performance e colocar em prática na sua empresa, é importante buscar a orientação de uma agência especializada em plataformas de mídia de performance e inteligência de negócios.

A falta de experiência nas plataformas pagas pode causar o fracasso das campanhas e, consequentemente, obter prejuízos financeiros. Por isso, é fundamental elaborar um planejamento estratégico e, posteriormente, consultar alguém que seja capaz de analisar as métricas relevantes para o negócio.

Quais são os principais benefícios da mídia de performance?

Agora que já vimos o que é mídia de performance e como podemos aplicá-las em nossas empresa, veremos os principais benefícios que elas proporcionam aos anunciantes. As principais são:

  • possibilidade de mensurar com exatidão todos os resultados;
  • total controle do investimento financeiro, já que as plataformas não permitem pagar além do valor previamente definido no orçamento;
  • possibilidade de refinar a segmentação para a exibição de anúncios para potenciais clientes. Quanto mais bem definida, melhores serão as chances de sucesso. Afinal, cada exibição é cobrada de alguma forma;
  • possibilidade de um melhor posicionamento dos anúncios em relação ao tráfego orgânico.

Por fim, a mídia de performance associada com outras estratégias de marketing digital, ou até mesmo com o marketing offline, é um facilitador para alcançar ótimos resultados.

Se você é um profissional de marketing, é indispensável ficar atento às principais plataformas e sempre buscar se especializar para melhor auxiliar os empreendedores a atingir os melhores resultados.

Até o próximo post!

Escrito por Tboom