tecnologia-no-marketing-fique-por-dentro-das-ultimas-novidades.jpeg

O marketing digital recebe diretamente os impactos das novas tecnologias, porém, com a quantidade de mudanças que têm ocorrido nos últimos anos, a maioria das empresas não está conseguindo acompanhar e implantar as tendências de tecnologia no marketing.

Neste post, selecionamos 4 novidades do campo tecnológico para você colocar no planejamento da estratégia de marketing digital do seu negócio. Acompanhe!

1. Big Data

Em uma tradução aproximada, significa “grande volume de dados”, ou seja, uma base de dados com informações relevantes para o negócio.

É importante frisar que, apesar da palavra “big”, o foco não está na grande quantidade de dados, mas sim, na qualidade desses dados, já que guardar informações inúteis para a empresa pode gerar custos muito altos.

O principal ponto é o auxílio desses dados para tomadas de decisões mais assertivas, e a criação de planejamentos melhor estruturados para o negócio.

Para o profissional de marketing, é normal garimpar dados para levantar informações dos clientes e assim, criar estratégias de marketing digital com base em informações de cadastros, formulários preenchidos, ou até mesmo por meio de pesquisas de mercado.

O Big Data está chegando para auxiliar este e outros profissionais, com a construção de uma base de dados consistente, possibilitando levantar e interpretar as informações para chegar a um melhor planejamento, seja na área de marketing ou outras áreas do negócio.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial era algo que há alguns anos soava como ficção científica, porém, hoje se tornou uma realidade.

Nos últimos anos, o campo de pesquisa sobre IA tem demonstrado avanços extraordinários, partindo para o desenvolvimento de máquinas e sistemas que são capazes de interagir e tomar decisões bastante parecidas com a inteligência e autonomia humana.

Mesmo que não percebamos, a IA já faz parte das nossas vidas. Nos nossos celulares, um grande exemplo é a Siri do iPhone ou o Google Tradutor que nos possibilita qualidade de traduções perto da perfeição humana.

A base para o funcionamento da Inteligência Artificial é uma central de processamento de informações, que podemos integrar com a utilização de um Big Data.

3. Automação de Marketing

Nos dias atuais, os profissionais de marketing dedicam a maior parte do tempo de trabalho produzindo conteúdos ou realizando atividades simples que consomem o tempo que poderia ser usado em atividades prioritárias.

A automatização de marketing é o resultado da junção entre o Big Data e a Inteligência Artificial, ou seja, a máquina possui capacidade de realizar trabalhos técnicos, assim, o profissional terá mais tempo para focar em trabalhos mais relevantes, como a elaboração de um planejamento ou a análise das métricas de campanhas.

Usar uma plataforma de automação de marketing possibilita melhor gerenciamento de conteúdos produzidos, melhor análise da segmentação de público-alvo, melhor acompanhamento dos clientes no funil de vendas e também ajuda na identificação de falhas nos processos operacionais e produtivos da empresa.

4. Realidade Virtual

Certamente é uma das tecnologias mais populares na atualidade. Ainda está sendo desenvolvida, mas podemos arriscar a dizer que é uma das inovações mais aceitas pelo público.

Apesar do desenvolvimento da VR estar bastante avançada na área dos jogos eletrônicos, a aplicação desta tecnologia é bastante ampla, como na engenharia, educação, meio corporativo, dentre outros.

Algumas das maiores empresas já estão experimentando a utilização da RV no marketing, porém ainda é uma tecnologia com custos elevados e a criação de conteúdo para esta plataforma é inacessível para a maioria das empresas.

Por fim, todos os dias surgem novas tecnologias com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas, sendo assim, é importante para as empresas ficarem atentas às principais inovações no mercado e sempre que possível implantar estas novidades em suas empresas e, com tudo isso, gerar diferencial competitivo.

Se você gostou de aprender um pouco sobre tecnologia no marketing e deseja ficar por dentro das principais novidades do nosso blog, curta a nossa página do Facebook!

Escrito por Tboom